sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Plano de aula - Pronome

Formulário de Plano de Aula
DADOS
Professor: Geórgia Karinne Soares Silva
Duração da atividade: 50 minutos
[x] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio
Conteúdo: Pronome
Objetivos
Objetivo Geral: Reconhecer e conceituar as categoria de pronomes.
Objetivos específicos: Identificar no texto os pronomes e os termos que assumem função semelhante a ele.
Procedimentos
No primeiro momento, o professor deve expor aos alunos o conceito de pronomes, quais são eles e sua aplicabilidade. Em seguida será feita a leitura do texto “o Mistério da Caneta BIC, discutindo como se dá o efeito de sentido da palavra “caneta”. Depois disso, os alunos, mediados pelo professor, devem resolver os exercícios propostos.
Recursos
Texto “O mistério da caneta BIC” impresso.
Avaliação
A avaliação será feita a partir da discussão oral em sala e da resolução das questões:
1. Destaque no texto apenas os pronomes que remetam a “caneta BIC”?
2. Se pronome é a palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso, quais outras palavras ou expressões no texto assumem esse mesmo papel?
Referências
· KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Léxico e progressão referencial. Disponível em ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4564.pdf> Acesso em: 24 Nov 2011.
· DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira; LIMA, Maria Claudete. Classes e categorias em portugues. 2. ed. rev. e ampl. Fortaleza: Ed. UFC, 2003.
ANEXO
O mistério da caneta BIC.
Acredito que sempre que pensamos em “caneta”, temos uma imagem projetada em nossa mente, a qual diz respeito às famosas canetas BIC. Esta marca de canetas, que investe pouquíssimo em propaganda, fixou uma imagem muito forte diante a tantas outras marcas e modelos. Você já se perguntou como isso aconteceu?
Certamente responderá que, por esta ser uma caneta barata,simples e de fácil acesso, tornou-se “convencional” o seu uso no dia-a-dia, desde a escola até a empresa onde trabalha. Pois bem, a resposta não é assim tão simples!
Documentos secretos encontrados no final do ano de 2001 indicam um envolvimento direto da NASA com a BIC. Também foram encontrados documentos oficiais da NASA, onde estavam registrados estudos sobre uma possível invasão de sondas extraterrestres no Planeta Terra.
Acredite ou não, estamos sendo vigiados a anos sem percepção alguma. De fato conclui-se que as canetas BIC são, sem sombra de dúvida, sondas extraterrestres que nos inspecionam diariamente, desde nossa infância até hoje, em casa, na escola, na universidade, nos hospitais, no trabalho, em tudo. Certamente você está exposto a uma caneta BIC neste exato momento;
Olhe ao seu lado, dificilmente num raio de 15 metros não haverá uma sonda. Agora pense comigo:
Ao nascer você é registrado com uma caneta, ao entrar para a escola/universidade também, tudo o que você escreve, desde estudos até cartas de amor é escrito com uma caneta, ou seja, estes seres que nos observam sabem de absolutamente TUDO sobre TODOS. O verdadeiro significado da marca BIC é: Big Inspections Center (ou Centro de Grandes Inspeções). No logotipo da BIC notamos um alien tentando esconder atrás dele seu maior segredo: uma caneta que pode contar toda a história de todos os tempos (simbolizado pelo traço preto atrás do alien).
Vejamos agora algumas dicas que nos levam a propor esta idéia:
- As canetas BIC são facilmente encontradas para serem vendidas, porém depois que você já a possui, ela sempre aparece em diferentes locais e você nunca se questiona se realmente havia deixado onde encontrou.
- Mesmo que você compre apenas uma caneta BIC, certamente encontrará várias no local onde a deixar.
- Elas se multiplicam rapidamente, sem ser perceptível a nós dotados de uma visão banal para a visão alienígena.
- Após poucos meses, a caneta que você havia comprado, simplesmente desaparece. Isso é facilmente decifrável se pensarmos da seguinte maneira: tudo necessita de energia para sobreviver (o homem, o carro, as plantas, sua TV), e ao acabar esta energia, ela precisa ser reposta.
Assim, as sondas BIC têm um período de vida curto, visto que quando se encontram gastas, elas simplesmente se desintegram para uma possível recarga.
A mensagem que quero deixar é que você tenha muito cuidado ao se deparar com estas canetas-sondas, principalmente com as Sondas mais avançadas, vulgarmente chamadas de BIC 4 Cores, BIC 2 CORES ou mesmo a tão temida e perigosa BIC VERDE! Esta última jamais deve ser colocada (presa) em cima da orelha, pois além de enviar dados e formações sobre você para os alienígenas consegue influenciar de maneira drástica sua forma de pensar, tornando-o um escravo a serviço alienígena.
Torno a repetir: CUIDADO COM A MANIPULAÇÃO ALIEN! Já estamos todos envolvidos nisso. Tentar qualquer forma de fuga ou apatia não é aconselhável. Saiba lidar com elas! Desta forma acredito que não mais estaremos expostos a uma ideologia alien, e poderemos defender o que realmente pertence a nós: o Planeta Terra!
Disponível em: < http://www.teoriadaconspiracao.com.br/geral/o-misterio-da-caneta-bic/> Acesso em: 24 Nov 2011.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Por favor, na frase "Acredite ou não, estamos sendo vigiados a anos sem percepção alguma." o "a" não seria um "há"?
    Agradeço a atenção e parabenizo pelo blog. Está me sendo muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não. Há vem do verbo Haver, o que não faz sentido na frase. Sim, a famosa composição de Raul Seixas "Eu nasci há dez mil anos atrás" está errada gramaticalmente.

      Excluir
  3. Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.Ex: Há cerca de cinco anos, ingressei no mercado de trabalho.
    Se a frase se referir a um momento futuro, porém, o verbo haver não cabe (e fazer também não, para quem quiser tirar a dúvida). Vamos supor que a intenção do autor fosse dizer algo assim:

    A cerca de cinco anos de me aposentar, confesso que já estou contando os dias.

    ResponderExcluir