Formulário de Plano de Aula
DADOS
Professor: Jamille Adaça G. M. Almeida Duração da atividade: 50 minutos [X] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio Conteúdo: · Tipos de sujeito: simples, composto, oculto, indeterminado e oração sem sujeito. |
Objetivos
Objetivo Geral: · Utilizar eficazmente o uso do sujeito nos diversos gêneros textuais Objetivos específicos: · Identificar os sujeitos gramaticais do ponto de vista sintático e semântico. · Analisar a função comunicativa que desempenha esse termo da oração. |
Procedimentos
· Abordagem comunicativa. |
Recursos
· Livro didático; · cópia com exercício; · quadro branco; · pincel. |
Avaliação
· Os alunos serão avaliados por meio da participação oral em sala de aula. |
Referências
· ANTUNES, Irandé (2003). Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola. |

1. Leia.
Fonte: http://clubedamafalda.blogspot.com/
a) Que gênero de texto é esse? Quais as suas características?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Você conhece os personagens? Quais as suas características?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Porque as crianças estão correndo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Na fala da criança “Quem foi que espalhou”, qual o tipo de sujeito?
______________________________________________________________________
e) Na oração do item acima, o sujeito está representado pelo pronome “Quem”, mas semanticamente podemos identificar esse sujeito? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Leia.
Fonte: http://sobretudodetudo2011.blogspot.com/2011/03/charges.html
a) Que gênero de texto é esse? Quais as suas características?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual o assunto dos personagens?
______________________________________________________________________
c) Qual o sujeito do primeiro segundo balão? Tem o mesmo referente? Qual?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Por que no segundo balão o autor omitiu a palavra “políticos”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Muito bom!Gostei muito do trabalho!
ResponderExcluirgostaria de ver o gabarito dessa atividade
ResponderExcluirsim
Excluir